A Publicis de Madri criou uma campanha para o Carrefour da Espanha que está dando o que falar no mundo todo. A idéia era falar diretamente com o público e causar impacto para mudar um comportamento arraigado na população: o uso das sacolas plásticas de supermercados. O texto das peças alerta para o mal que fazem ao meio ambiente, principalmente o tempo de degradação (400 anos) e o fato delas estarem na natureza pondo em risco a vida de plantas e animais, sua fabricação ser responsável pela emissão de mais de 410 toneladas de CO² por ano, entre outros argumentos fortes.
A polêmica fica na comparação das sacolas com excrementos. É que a campanha quer mostrar que as sacolinhas são piores, em todos os sentidos, que os dejetos. O uso da palavra caca (fezes em espanhol) como algo que equivale às sacolas chamou a atenção da mídia. E há até quem considere o uso do termo exagerado. Talvez o pecado maior é o fato de só acessando o site da campanha é que a população tem dicas de outras alternativas para as sacolas. A matéria do AD Age traz exemplos de outras campanhas contra as sacolas, uma do Brasil e a outra do Chile.