Caretas para os caretas

30/06/2017

 

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQ (28/7), a Smirnoff lançou uma ação impactante contra a intolerância. A agência CP+B captou nas ruas de São Paulo e Curitiba, cenas de casais reais se beijando e flagrou algumas reações de desconforto de pessoas que passavam. Feita para provocar buzz nas redes sociais, #caretaproscaretas se apresenta como um movimento que convida o público a tirar fotos fazendo caretas em resposta à reação daquelas pessoas que ainda demonstram algum desconforto ao ver um casal LGBTQ se beijando.

Quem quiser ver mais da ação, deve dar uma espiada na página do Facebook da Smirnoff. Ao final do vídeo, o locutor convida os internautas a mandarem fotos com a hashtag #caretaproscaretas, sem stress e com muito amor, mostrando que a diversidade merece ser respeitada.

A ação faz parte da campanha #umbrindeavidareal, que a marca lançou em 2014 com iniciativas e campanhas que promovem a conscientização sobre a diversidade, como a #pridetag em 2016, hashtag criada com as cores da bandeira LGBT que convidava o público a responder o que dava mais orgulho na bandeira da causa, e como a iniciativa global lançada no último Dia Internacional da Mulher, que propõe mais equidade de gênero na música eletrônica.

Violência que assusta

Segundo o relatório da Rede Trans Brasil (redetransbrasil.org), em 2016 foram pelo menos 144 pessoas trans assassinadas. Em junho de 2017, esse número já chega a 75. Mas outra ONG, o Grupo Gay da Bahia, os números podem ser maiores. Segundo o relatório do Grup, somente em 2016, o ano considerado como o mais violento desde 1970 para LGBT’s, 343 pessoas foram mortas em todo o Brasil, 32 delas na Bahia.