Campanha sobre tolerância leva Titanium em Cannes

25/06/2013

Mesmo após uma década de cessar fogo entre católicos ortodoxos e muçulmanos, os conflitos ainda persistem na Macedônia com a população se enfrentando nas ruas. O governo da República da Macedônia queria uma campanha que promovesse o diálogo e a tolerância. E acabou levando o Titanium, um dos principais prêmios do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013.

A solução criativa a agência Y&R New Moment New Ideas Company de Skopje (Macedônia) afirma ter buscado na vida real. Em pequeno vilarejo onde muçulmanos e católicos dividiam o mesmo templo para fazer suas orações. Em 18 de outubro de 2012, líderes das duas religiões se reuniram em uma cerimônia onde juntos fizeram suas preces pela paz na frente do Parlamento. Foi o início da campanha para instigar os parlamentares criar o dia nacional de oração. Pelo site National Prayer Day os macedônios podiam se manifestar em uma espécie de cédula eletrônica. O filme para TV foi notícia em toda a mídia do país e viralizou. E a data para lembrar a tolerância foi criada pelo parlamento.