Campanha quer tirar dinheiro da indústria das armas

02/07/2014

 

A campanha Unload Your 401k  saiu do Festival de Criatividade de Cannes de 2014 com três Leões – Titânio, Prata e Bronze. Criada pela agência Grey de Nova York para a States United to Prevent Gun Violence  e mais de 20 ONGs de desarmamento, com  o desafio de convencer 51 milhões de americanos a retirar os investimentos em fundos de previdência privada que investem em empresas que fabricam ou vendem armas e munições.  O nome complicado 401k é uma referência ao sistema de previdência privada  mais popular dos EUA.

Na primeira semana de campanha, mais de 10 mil pessoas já haviam retirado seu dinheiro dos fundos de investimentos que contemplavam empresas do mercado das armas. A ação foi noticiada pelo Huffington Post, CNBC, Bloomberg, Fast Company, The Wall Street Journal, CNN e mais de 200 veículos de mídia. Além do site e mídias sociais, a campanha contou  com filme  que traz depoimentos contundentes, como os de pais de alunos que foram vítimas de massacres em escolas norte-americanas como Sandy Hook e Virginia Tech.

Pelo site da campanha, o investidor pode checar se seu fundo de previdência investe em empresas ligada à indústria das armas para depois, com seu consultor financeiro ou banco, mudar as opções de investimento. Diferente do Brasil, os Estados Unidos não possui uma previdência social pública, os americanos devem contratar uma previdência privada para garantir a sua aposentadoria. Um dos planos mais utilizados é o  401k,  nome da seção do Código Fiscal norte-americano em que está previsto, que consiste  na aplicação  financeira do dinheiro que seria retido na fonte para o imposto de renda. Esta aplicação não sofrerá nenhuma taxação até ser efetivamente retirado. Muitas empresas oferecem aos seus empregados a opção de comprar ações dela própria, mas o comum é a constituição de fundos mútuos voltados para investimento no mercado de ações, títulos da dívida pública ou no mercado financeiro, ou ainda uma mescla desses investimentos.

Muitos americanos desconhecem seus fundos de aposentadoria são usados em investimentos para a indústria de armas. E a campanha trata de revelar que em fevereiro deste ano os investimentos os fundos de pensão investiram quase 2 bilhões de dólares em 3 das maiores empresas fabricantes de  armas.  O lançamento da iniciativa coincidiu com o 15º aniversário do massacre de Columbine, que aconteceu em abril de 1999 quando dois adolescentes mataram 13 pessoas – entre colegas e professores – e deixaram 21 feridos. Desde Columbine, 1,4 milhão de pessoas nos EUA foram feridos por armas de fogo.