Campanha mostra como é viver com depressão

02/10/2014

Dia 10 de outubro é o dia Mundial da saúde mental e  a Organização Mundial de Saúde (OMS)  lançou uma animação que mostra de forma didática que a depressão é uma doença que precisa ser encarada com seriedade. Criado pelo ilustrador Matthew Johnstone, o filme “Living with a Black Dog” trata a depressão como um grande cão preto e explica a forma como ele afeta a vida das pessoas que sofrem da doença. O personagem Black Dog e o ilustrador já haviam feito uma campanha anterior para a OMS em 2012 (confira aqui). O termo “Black Dog”  é antigo e se popularizou quando  Winston Churchill,  ao falar sobre o período que sofreu com a doença, afirmou :” Eu tinha um black dog. Seu nome era depressão.”

Estimular a pessoa a fazer exercícios físicos, encorajá-los a procurar um profissional e escutar mais do que falar são alguns dos conselhos  que a campanha dá para quem convive com uma pessoa com depressão. Essa foi uma forma sensível de tratar sobre uma das doenças psiquiátricas mais frequentes no mundo e de mudar a percepção das pessoas em relação à doença. A Organização Mundial de Saúde prevê que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo. Atualmente, ela atinge cerca de 350 milhões de pessoas e está entre as três maiores causas de suicídio de jovens no mundo. Entre essas pessoas que sofrem com a doença,  pouco mais de 25% recebe o tratamento adequado.

“Existem tratamentos muito eficazes contra a depressão. Infelizmente, menos da metade das pessoas deprimidas recebem os cuidados de que necessitam. Esta cifra é, inclusive, inferior a 10% em muitos países”, afirma Shekhar Saxena, diretor do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias Psicoativas da OMS.