A camisinha entra na festa

03/02/2016

Em 2015, o Brasil bateu seu recorde no número de pessoas que estão em tratamento contra o HIV e a aids –  81 mil, que corresponde a um aumento de mais de 13% em relação a 2014 (72 mil). E apesar do número de novos casos ter caído para 5,5% da população em um ano,  a maior redução nos últimos 12 anos, a preocupação com a epidemia sempre aumenta com a proximidade das festas de carnaval.

Com o mote Deixe a camisinha entrar na festa, o Ministério da Saúde/SUS lançou no dia 28 de janeiro sua nova campanha campanha de conscientização sobre a importância do preservativo durante o Carnaval no combate à Aids e ao HIV. Desenvolvida pela Propeg, todas as peças da campanha trazem como protagonista uma personificação super bem-humorada da camisinha se divertindo em meio aos foliões durante as festas de rua.

Enquanto se diverte, o personagem fica atento ao clima de azaração e até banca o cupido, ajudando um folião a se aproximar de uma menina.  Tudo isso para mostrar a importância da camisinha “participar da festa”. Mas o filme lembra ainda que, em caso de um possível descuido, também existem procedimentos importantes que devem ser seguidos para evitar maiores problemas. “Se por acaso a camisinha não entrar na festa, procure a unidade de saúde mais próxima e faça o teste de HIV”.

Além do filme de 30 segundos, veiculado na TV aberta e fechada, spots para rádio e mobiliários urbanos, a campanha conta também com uma série de ações digitais para reforçar a sua mensagem para o seu principal alvo, que são os jovens. Enquanto o personagem “homem-camisinha” também se comunica com o sue público através das redes sociais e aplicativos como Snapchat e Whatsapp, três filmes de 15 segundos também estão sendo compartilhados nas mídias digitais. Neles, o personagem inclusive brinca com a famosa expressão da internet “manda nudes”.

As peças criadas se destacam pelo bom humor ao mostrar que a camisinha faz a diferença na curtição saudável. Além disso, tornar a camisinha o protagonista ‘Homem-Camisinha’ é uma novidade para as campanhas de AIDS do Ministério“, explica o CCO da Propeg, Emerson Braga. Ele afirma ainda que a ideia é levar essa mensagem de conscientização tanto para o ambiente online quanto para o offline, inclusive nas ruas, através de ativações nos blocos de Carnaval em várias cidades do país. “O objetivo da estratégia digital é que os foliões compartilhem o conteúdo em seus próprios canais“, finaliza Emerson. Walter Vasconcelos, Diretor de Marketing e Comunicação Social do Ministério da Saúde, destaca qual a real importância de levar a campanha para o ambiente digital:  “Como se trata de um conteúdo de relevância, o efeito multiplicador é mais do que válido, é fundamental para reduzir a incidência da transmissão da AIDS e das DSTs”.

De acordo com o Governo, esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde faz uma campanha utilizando as multiplataformas para compartilhar conteúdos da sua comunicação. Você pode acompanhar toda a campanha através do Facebook do Ministério da Saúde (www.facebook.com/minsaude) e da página www.facebook.com/HIV.Aids.MS.

 

#PARTIUTESTE

Para o Carnaval de 2015, o Ministério da Saúde lançou uma campanha também focada na prevenção da aids e do HIV,  combinando camisinha, testagem e tratamento. A campanha #PartiuTeste  explica a importância da realização do teste de hiv e lembrou que ele é oferecido gratuitamente e forma sigilosa e rápida pelo SUS .  Basta procurar um Centro de Testagem Anônima e informar-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997. Veja o post que o nosso blog fez sobre a campanha do ano passado.