12/04/2016

Trânsito

A negligência pode te levar a um outro destino!

Caminho errado

12/04/2016

Caminho errado

wrong way

Ignorar os sinais de trânsito é como cavar sua própria cova. Com essa mensagem forte, o Observatório Nacional de Segurança Viária lançou sua nova campanha para alertar a sociedade sobre a segunda maior causa de morte no Brasil: a violência no trânsito. Criada pela agência F&Q, a série de quatro anúncios mostra, de forma bem direta, o provável destino daqueles que não tratam as regras de trânsito com a atenção que merecem.

A negligência é o caminho errado. E isso serve não só para os motoristas como também para pedestres. Somente em 2014, registradas 40.294 mortes. De acordo com o Observatório, 90% delas causados por negligência, imperícia e pela imprudência. O uso de celular no trânsito, por exemplo, causa 1,3 milhão de acidentes por ano.

A maior parte dos brasileiros admite desobedecer as leis de trânsito constantemente. Um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Fundação Getúlio Vargas aponta que 82% dos brasileiros consideram fácil burlar as leis, mesmo quando podem se tornar os maiores prejudicados.  Os dados mostraram que  72% dos entrevistados admitiram atravessar fora da faixa de pedestres e 14% dirigiu após consumir bebida alcóolica.

O desrespeito com a sinalização de limite máximo de velocidade nas vias e a negligência com a atenção ao volante (no caso do celular) devem ser combatidos firmemente pelos órgãos fiscalizadores e ser motivo de campanhas permanentes por parte dos nossos governos. Somente dessa forma conseguiremos conscientizar a todos que dirigir acima da velocidade mata e falar ao celular dirigindo é mortal, em qualquer situação“, diz José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária. Veja as demais peças da campanha:

covadead end one way