O McDonald’s foi multado em R$ 3,192 milhões pela Fundação Procon de São Paulo por publicidade abusiva. A prática de venda de lanches com brinquedos (McLanche Feliz) foi denunciada pelo Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana em 2010 por “criar uma lógica de consumo prejudicial e incentivar a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”. A decisão foi publicada em 19 de novembro e o McDonald’s ainda pode recorrer administrativamente e judicialmente. A empresa tem 15 dias para apresentar recurso ao Procon.
De acordo com o Instituto Alana, desde a denúncia do Criança e Consumo para o Procon, em 2010, até hoje, já foram feitas cerca de 18 campanhas desse tipo dirigidas a crianças. A última campanha divulga “surpresas” do filme “Gato de Botas”, cuja estreia está prevista para este fim de semana. O Instituto divulga estudos e pesquisas que mostram a relação entre obesidade infantil (no Brasil atinge 15% das crianças) e as campanhas publicitárias de guloseimas. Leia mais sobre este tema aqui.
O McDonald’s divulgou comunicado afirmando que “a empresa tem convicção de respeitar todas as normas da legislação vigente tanto em relação à comunicação como em relação a práticas comerciais”. Entretanto, a prática de distribuir brindes dentro de lanches voltados para o público infantil vem sendo questionada até nos EUA. No ano passado, algumas cidades norte-americanas proibiram os brindes nos lanches infantis (confira o post sobre este tema aqui).