BH faz plebiscito eletrônico sobre comércio

06/03/2007

Desde o dia 5 de fevereiro os moradores de Belo Horizonte participam de uma consulta popular eletrônica para decidir se o comércio da cidade poderá abrir aos domingos e feriados. A decisão da população vai virar projeto de lei a ser encaminhado para a Câmara dos Vereadores. O plebiscito foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Podem participar todos os que tenham título de eleitor e domicílio eleitoral em Belo Horizonte. As opiniões devem ser enviadas no site da prefeitura, até o dia 5 de abril. Por enquanto, a maioria dos votantes quer ir às compras nos domingos e feriados.

A prefeitura de Belo Horizonte tem usado muito o seu portal na internet como forma de se aproximar dos cidadãos. Em dezembro, meio milhão de moradores da cidade escolheram nove obras, entre 36 opções, que serão executadas pela prefeitura em 2007. No total, a serão gastos R$ 20,25 milhões nos projetos escolhidos diretamente pelo site do Orçamento Participativo Digital.

Estiveram na disputa obras em cada um dos bairros da cidade. Cada morador pôde escolher aquele projeto que considera mais adequado ao local onde mora.

Por Karla Mendes