Bebês e bebidas em campanha que levou Leão de Ouro em Cannes

29/06/2010



A campanha criada pela agência Dentsu de São Paulo para a L’Univers de Chocolat divulga bombons recheados de whisky. Os anúncios usam a imagem de bebês em situações que lembram a bebedeira. É uma brincadeira e tem a recomendação para os pais deixarem os filhos longe desse produto. Mas, por outro lado, traz à tona a discussão sobre o abuso de álcool no país, especialmente entre crianças e adolescentes. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e divulgada pela Revista Época, mostra que o consumo de bebidas alcóolicas está aumentando. Segundo os especialistas, uma das causas é justamente porque o consumo de álcool é visto como algo festivo (leia mais aqui). O levantamento apontou que o consumo de álcool cresceu de 25,5% em 2006 para 28,8% em 2009 entre os homens. No início do mês, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram um levantamento inédito sobre o consumo de drogas entre estudantes de escolas privadas paulistanas. O estudo teve a participação de 5.226 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, em 37 escolas. De todas as drogas o álcool se mostrou, de longe, a mais usada: 40% dos estudantes haviam bebido no mês anterior à pesquisa, enquanto 10% haviam consumido tabaco, a segunda droga mais prevalente. O álcool é também a droga que começa a ser consumida mais cedo, com média de idade de 12,5 anos. O primeiro consumo de álcool ocorreu em casa para a maior parte dos entrevistados: 46% (leia mais sobre o tema aqui).