Em uma série de vídeos, a organização não governamental Conservation International (CI) lançou ontem (08 de outubro) a campanha Nature is Speaking para lembrar o quanto somos dependentes do meio ambiente. Em cada um dos vídeos, um elemento da natureza é personificado pela voz de um ator ou atriz de Hollywood que, em tom de indiferença e impiedade, deixa claro que eles irão evoluir com ou sem a presença humana. Já os humanos não podem viver sem a presença deles.
“Quanto aos homens, eu não devo nada a eles. Eu crio, eles pegam, mas eu sempre posso ter de volta. O planeta não é deles, nunca foi.” afirma um oceano dublado por Harrison Ford. “Os humanos são tão espertos, eles sabem como fazer as coisas, por que precisariam de uma floresta antiga como eu? Eles respiram o ar. Bom, eu faço o ar”, ironiza e desdenha a floresta personificada na voz de Kevin Spacey. Outros elementos como a Mãe Natureza, dublada por Julia Roberts, e o solo dublado por Edward Northon seguem a mesma linha de discurso em seus vídeos.
Para engajar os espectadores, a campanha os convida a participar para discutir os problemas ambientais e formas de solucioná-los compartilhando os vídeos e a hashtag #NatureIsSpeaking em uma série de plataformas de mídias sociais, incluindo twitter, Facebbok, Instagram, G+, Youtube e Tumblr.
Juntamente com cada um dos vídeos, a CI irá publicar posts nas páginas do seu blog Human Nature com visões e ideias de executivos e cientistas do movimento, destacando os esforços das pessoas envolvidas diretamente com a causa ambiental. Além disso, já existe acordo com outros atores para participarem dos novos vídeos que serão lançados semanalmente no site, durante os próximos meses.
Segundo a pesquisadora da Universidade George Mason, Connie Roser-Renouf, essas mensagens podem ser bastante eficazes para falar principalmente com as pessoas que veem a natureza como algo separado dos homens e que não percebem o quanto eles são dependentes dela.
Para assistir aos outros vídeos da campanha, acesse o site, facebook ou canal do Youtube.