Arte para a liberdade

23/03/2017

A exposição apresenta fotos de crianças em um campo de refugiados na Grécia. Imagens: Jo Metson / Cortesia de Sid Lee

“Leve seu coração partido, faça-o arte.” – Meryl Streep, citando Carrie Fisher./blockquote>

A citação acima, feita no Globo de Ouro, também ilustra o site de “Refuge”,  a nova exposição de arte de Sid Lee Collective em Nova York. Serão exibidos os trabalhos de 12 artistas, com o objetivo de provocar uma conversa sobre a imigração, a luta pela igualdade e a proteção das liberdades civis.

A exposição inclui um modelo de cubículos sírios para refugiados, atualmente no aeroporto Tempelhof em Berlim, fotos de crianças em um campo de refugiados sírios na Grécia, banners com as mensagens “Imagine Equality” e “Home for Now” e uma série de fotos de passageiros na Staten Island Ferry mostrando coexistência pacífica em uma sociedade diversificada. Alguns dos trabalhos de arte estão à venda junto com outras mercadorias, e os lucros vão para a União Americana de Liberdades Civis e o Fundo de Refugiados e Imigrantes.

Adrian Yu

Joaquin Trujillo

Mogollon

Barkers e amigos

Sid Lee Collective é uma incubadora, patrocinada pela agência Sid Lee de NY, que financia projetos criativos por seus funcionários e artistas externos. Lá todos os funcionários da agência são autorizados a gastar até 10% do seu tempo de trabalho fazendo seus próprios projetos. “É uma oportunidade e talvez até uma responsabilidade agora para os profissionais envolvidos na comunicação e na criatividade usarem um pouco de sua influência para inspirar as pessoas e serem orientadas por causas”, disse à Adweek o diretor de criação executivo da agência, Dan Brooks.

No site estão algumas obras e também o perfil dos artistas envolvidos no projeto.