Leva apenas um momento para fazer diferença. Na primeira parte do filme, a música do grupo OK Go e os efeitos são acelerados e condensados em 4 segundos. A diferença é revelada em seguida. Uma boa metáfora para mostrar o que significa o conceito da campanha, que apresenta o novo posicionamento da Morton Salt, uma fabricante de sal dos EUA. Mas não é bem para vender sal. É para vender a ideia para seus consumidores de que está comprometida em fazer um mundo melhor e inspirá-los a fazer o mesmo.
O vídeo traz ainda pessoas reais, influentes, que fazem diferença no mundo como Seth Maxwell, fundador do Projeto Thirst (desenvolve programas que aliviem a crise global da água) e Blair Brettschneider, da GirlForward, uma ONG que ajuda meninas refugiadas. Tudo embalado pela música The One Moment da banda de indie rock OK Go, contumaz apoiadora de ações sociais.
No mercado norte-americano há 168 anos, a Morton Salt quer dar um novo significado à marca, mostrando que faz parte dos seus valores corporativos apoiar iniciativas que tornem melhor a vida das pessoas. “É fundamental nos conectarmos com os consumidores em um nível mais emocional, não apenas em um nível de produto. Em outras palavras, nós queremos mostrar que Morton significa mais de sal”, explicou à Adweek a diretora de comunicação e imagem corporativa, Denise Lauer.
Só lucro
Nesta estratégia de comunicação de interesse público todo mundo ganha. A Morton está ansiosa para ensinar aos consumidores que, além do seu sal de cozinha, seus produtos também são usados nas indústrias farmacêuticas e agrícolas, para limpar as estradas de neve e levar a água potável em milhões de lares, para citar apenas algumas das aplicações menos conhecidas. E as iniciativas apoiadas pela empresa – Projeto Thirst, GirlForward, Music Unites, ProjectArt e The HAPPY Organization – ganham suporte financeiro e visibilidade.
Toda a estratégia de comunicação é alinhavada no Walk her Walk, um hotsite que detalha o posicionamento da marca para fazer um impacto positivo.