O mal silencioso

05/08/2013

Muito bem feita, a animação produzida pela Kiwano Motion para a Federação Internacional de Diabetes (IDF) alerta para a consequência mais grave da doença: a morte. Também apelidada de “mal silencioso” porque sem cuidados e prevenção, o doente pode desconhecer que tem a doença até ter graves sequelas – perda das extremidades, cegueira, entre outros. Que aliás, foram mostrados no filme de forma muito sutil – em uma das cenas o rapaz é atingido pela fumaça negra e cai prostrado, com dificuldade de locomoção. O ponto negativo do filme é não explicar que o diabetes não acontece de repente como uma fumaça mas é consequência de causas genéticas e hábitos não saudáveis. Daí a necessidade de exames periódicos e manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios.

De acordo com a IDF, “o filme desafia o público a olhar para diabetes sob uma luz diferente, sublinhando as consequências graves da doença, que muitas vezes podem passar despercebidas se não for gerida e tratada adequadamente”. A opção pelo impacto e a mensagem final redimem tudo: “aprenda a permanecer saudável”. A peça, veiculada desde julho na internet, convoca o público para o Dia Mundial do Diabetes – 14 de novembro – que costuma iluminar de azul monumentos e símbolos em várias cidades do mundo. Confira outra animação do IDF que mostra número assustadores sobre a doença.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes já pôs o hotsite no ar e está aceitando sugestões para a campanha. Por enquanto (veja abaixo) a única peça oficial é para o Facebook.