O Departamento de Saúde da Grã Bretanha (National Health Service – NHS) e o governo britânico de um modo geral têm usado bastante o YouTube como ferramenta para dialogar com os jovens. A partir das escolhas feitas no próprio vídeo, os internautas são redirecionados a outros que trazem diferentes desfechos para o desenrolar da história, sempre acompanhados de um alerta. Foi assim no inovador Choose a Different Ending (sobre violência juvenil) e no polêmico Condom No Condom acima. A estratégia de buscar interatividade para convencer os jovens a usar preservativos já foi usada também no Want respect? Use a condom!, uma novela veiculado pelo celular no ano passado.
Apesar de direcionado aos jovens e não mostrar nenhuma cena explícita (além de uma calcinha bem comportada da protagonista Jenn), os filmes escandalizaram entidades de proteção à valores familiares ONG Family Education Trust. De acordo com a reportagem da BBC Brasil, estas entidades consideram os filmes um “incentivo à luxúria”. Mas, de acordo com o porta-voz da NHS, a idéia é mostrar às pessoas que pretendem fazer sexo que é preciso se proteger. Os filmes divulgam também o site dos programas de Saúde Sexual da NHS.
Deixando de lado a polêmica, vale a pena conferir o desfecho nos vídeos que mostram quando o personagem decide que não usará preservativo e ainda sim decide continuar o ato sexual. Ele aparece no consultório médico e recebe diagnóstico positivo para doenças sexualmente transmissíveis. De novo o usuário poderá escolher. Cada doença (clamídia, hepatite C, herpes, Aids, entre outras) corresponde um novo vídeo educativo que mostra sintomas, as dificuldades do paciente e o tratamento.
O fime foi feito pela equipe do programa NHS Choices e Omni Productions para a NHS Bristol.