Você ficou chocado? Um dos personagens filmados também sentiu o mesmo. “Eu estava correndo, mas meus pés congelaram quando a vi”, disse ao ver uma menina em vestido de noiva com um noivo que parecia ser seu avô. Infelizmente, esta não foi a única reação ao vídeo divulgado em dezembro do ano passado pela organização libanesa direitos das mulheres, Kafa. As cenas mostram que os “noivos” também ganharam felicitações.
A sessão de fotos – e vídeo resultante – foi um experimento social da Kafa encenado para medir as atitudes das pessoas libanesas em relação ao casamento infantil. A campanha ganhou um Glass Lion no Festival de Cannes de 2016. A criação é da Leo Burnett de Beirute.
Nos últimos quatro anos, a Kafa tem feito ações contra não-adesão do Líbano à parte da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres , que protege mulheres e meninas em relação ao casamento forçado. O artigo 16 da Convenção determina que os países concedam aos homens e mulheres liberdade para escolher o seu cônjuge, contrair matrimônio e gerir os negócios familiares.
Atualmente, do Líbano idade legal para o casamento sem consentimento dos pais é de 17 para meninas e 18 para meninos. Com o consentimento dos pais , no entanto, meninas de 9 pode legalmente casar-se no país, segundo o Centro de Política Mundial , que coletou dados oficiais, incluindo bases de dados jurídicas.
Em meio à pressão, as autoridades libanesas prometeram um projeto de lei para regular o casamento de crianças, mas que as autoridades religiosas poderiam isentar as famílias das leis de casamento. Diferentes comunidades religiosas no Líbano têm diferentes leis sobre casamento e status pessoal.
Noivas-crianças são mais suscetíveis ao abuso sexual e violência doméstica, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os bebês nascidos de mães com menos de 20 anos de idade têm 50% mais probabilidade de morrer dentro de algumas semanas após o nascimento em comparação aos das mães na faixa dos 20 anos. As meninas menores de 15 anos têm cinco vezes mais probabilidade de morrer no parto do que as mulheres entre 20 e 24.
De acordo com a UNICEF, 6% das meninas libanesas são casados no momento em que completam 18 anos e 1% aos 15 anos de idade. Em todo o mundo, por ano, 15 milhões de meninas são obrigadas a casar antes de seu aniversário de 18 anos. No Dia Internacional da Mulher deste ano a UNICEF fez uma campanha sobre o casamento infantil e nós contamos tudo neste post.
Experimento Social
Em fevereiro deste ano, o youtuber Coby Persin fez um experimento social parecido para testar a reação do público norte-americano. Nas ruas da Times Square, em Nova York, Coby interpreta um suposto fotógrafo que registra momentos que antecedem o casamento de um senhor de 65 anos e uma menina de 12. Ambos atores. Assista: