Veiculada este mês pela Fiat, o anúncio criado pela Leo Burnett Tailor Made mostra a imagem de um ciclista na tampa de uma latinha de cerveja. Assim que a latinha é aberta, o ciclista ‘some’. O texto completa: evite acidentes. Não beba e dirija. E não são só os ciclistas que se tornam alvo fácil de motoristas embriagados: pedestres, passageiros, pessoas em outros veículos e o próprio motorista pode ser uma vítima fatal.
Pesquisa do Ministério da Saúde realizada nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal apontou que 4,6% dos entrevistados admitiram dirigir após beber qualquer quantidade de
bebida alcoólica. O hábito é mais comum entre os 25 e 44 anos. Para os homens, em qualquer faixa etária, a proporção é maior (8,6%) do que para as mulheres (1,2%). Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011). No total, foram entrevistadas 54.144 pessoas em 2011.
Dica do Gera Oliveira, da nova/sb Brasília.