Após o sucesso da premiada ação Mães Seguranças, voltada para o fim da violência nos estádios, a parceria entre o Sport Clube do Recife e a agência Ogilvy lançou, após um ano de preparação, a campanha Adote um pequeno torcedor.
O Conselho Nacional de Justiça alerta que o Brasil conta com uma fila de adoção com mais de 6 mil crianças e adolesecentes à espera de uma família, sendo que 78% delas passam dos 7 anos de idade. O agravante é que 94% dos pais à procura de um filho preferem crianças abaixo dessa idade.
“Adote um pequeno torcedor” é o primeiro programa de adoção apoiado por um time de futebol e tem como ideia central fazer com que a paixão pelo futebol e pelo clube seja a primeira conexão entre futuros filhos e pais. Para isso, foi desenvolvido um trabalho social junto à Segunda Vara da Infância e Juventude de Recife e ao Ministério Público de Pernambuco , que envolve, neste primeiro momento, um grupo de 43 crianças acima de 7 anos de diferentes abrigos do estado.
O lançamento da campanha aconteceu no último domingo (30 de agosto), durante a partida entre Sport e Flamengo, na Arena Pernambuco. Com a presença das 43 crianças, o público presente presenciou diferentes ações para divulgar a causa, como a entrada dos jogadores ao lado das crianças do programa, faixas, bandeirões na torcida e , especialmente, a transmissão dos dois vídeos produzidos para a ocasião: “Paixão em Comum” e “Dia de Jogo”. Veja os vídeos acima.
Para divulgar o projeto além dos estádios, foi criado um site (www.adoteumpequenotorcedor.com), que apresenta o perfil com caricaturas e informações sobre cada criança do programa . Vale lembrar que o site apenas fornece informações sobre as crianças, mas caso a família se interesse por uma delas, ela deve se submeter ao processo e aos trâmites tradicionais de adoção. O site não encurta as etapas do processo.
“Se conseguirmos gerar ao menos uma adoção para a Segunda Vara, já terá valido a pena. Mas temos o objetivo de levantar a bandeira da adoção de crianças maiores de sete anos em todo o País”, afirma Luiz Fernando Musa, presidente da Ogilvy, ao site Meio e Mensagem. O presidente-executivo do Sport, João Humberto Martorelli, lembra que, apesar da ação ser apoiada pelo Sport, a ideia é atingir torcedores de todos os clubes: “Queremos que a campanha mobilize o Brasil para que o máximo possível de crianças que vivem em abrigos seja adotado, independentemente do time que elas torcem”.
“Depois de duas grandes ações sociais do Sport – uma para doação de órgãos e outra para combater a violência nos estádios –, fica claro que o engajamento da sociedade local e o apoio dos órgãos públicos são fundamentais para que uma campanha social tenha sucesso e resultados reais. Agora, mais uma vez, tivemos um grande comprometimento de todas as equipes envolvidas, permitindo que o projeto ‘Adote um Pequeno Torcedor’ se torne realidade”, finalizou Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather Brasil, na home page oficial do Sport.