https://www.youtube.com/watch?v=hMB7p0aJnjo
https://www.youtube.com/watch?v=Rnlevsr3wQ0
A partir do dia 25 de maio, em São Paulo, começará a veiculação dos filmes acima, criados pela Y&R para Ação Proteção da Fundação Telefônica. As peças fazem parte da campanha criada para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). Também haverá distribuição de materiais diretamente à população em cinemas, supermercados, padarias e na entrega de pizzas, além de peças para rádio e internet (atualização 18/5/26: o projeto foi encerrado em 2013 – confira aqui).
O projeto Ação Proteção, de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, é desenvolvido pela Fundação Telefônica/Vivo desde fevereiro de 2010, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil. Os filmes de TV serão veiculados nas principais redes de comunicação das seis regiões participantes do projeto: Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, região de Presidente Prudente, de São José do Rio Preto, Baixada Santista e litoral norte, além da capital. Foram desenvolvidas peças diferenciadas para as ações diretas, sempre com mensagens que orientam o público a denunciar casos de exploração e abuso sexual infantil junto ao Disque 100 ou ao Conselho Tutelar de cada cidade.
Uma das peças é uma caixa para embalar as pizzas compradas para entrega em casa, que será acompanhada de um pirulito com a mensagem “um estranho entregou isso para você, mas poderia ter sido para seu filho”.
Até o dia 24 de maio, os supermercados da rede Krill (do litoral paulista) vão receber os displays e packs da cerveja fictícia Bilu Bilu, que carrega no rótulo a imagem de um inofensivo ursinho Bilu Bilu, com a advertência “tem coisa que não é para criança” (imagem acima). Nas padarias, haverá sacos de pães com orientação sobre como denunciar a violência e, nos cinemas de alguns shopping centers, serão exibidos os filmes da campanha com a distribuição de brindes e informativos, durante duas semanas.