Arte explica doença rara

11/01/2016

Ainda considerada um mistério e em constante fase de estudo, as microbactérias não tuberculosas, também conhecidas como MNT, podem causar problemas gravíssimo em todos os órgãos do corpo, especialmente os pulmões.

Por ser pouco conhecida e difícil de ser diagnosticada, o INSMED, instituto norte-americano dedicado à luta contra enfermidades raras, desenvolveu uma campanha bem criativa que busca conscientizar as pessoas sobre a doença por MNT e ajudá-las a identificar seus sintomas, muitas vezes confundidos com os de outras doenças pulmonares.

Criada em parceria com a agência Area 23 – apoiada pela FCB Health Company – a ação “A Thousand Words” se baseia em depoimentos de pacientes sobre suas experiências com a enfermidade para transformá-los em pinturas e outras obras de arte. Com o apoio de artistas de vários países, as obras foram expostas e registradas em um filme criado para a campanha de conscientização. Veja o filme acima.

Segundo o site da UCSF Medical Center (Universidade de San Francisco), apesar de não causar a tuberculose e não ser contagiosa, as doenças causadas pelas MNTs podem se manifestar através de vários sintomas que costumam progredir lentamente. Entre esses sintomas estão: perda de peso, febre, perda de energia e de peso, falta de apetite, tosses e escarros com sangramento. “Embora as MNTs existam naturalmente no meio ambiente e não afetem a maioria das pessoas, alguns desenvolvem a doença quando inalam as bactérias na névoa ar ou a água , ou quando bebem água contaminada.Geralmente, as são pessoas suscetíveis à infecção têm um defeito desconhecido em sua estrutura de pulmão ou no sistema imunológico”, explica o site da UCSF Medical Center. A cada ano nos Estados Unidos, cerca de dois em cada 100.000 pessoas desenvolvem a enfermidade.

Veja abaixo algumas dessas obras.

w2

w3

w4

w5