Inaugurada esta semana a exposição O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória traz cartazes de cinema, campanhas publicitárias e propagandas televisivas usadas com o objetivo de seduzir milhões de pessoas ao longo de décadas. Dividida em 22 painéis fotográficos, a exposição fica até o dia 8 de setembro na estação Carioca do metrô do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da cidade, das 7h às 20h. A iniciativa é do Instituto Nacional de Câncer José Alencar da Silva (Inca) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) .
De acordo com o pesquisador da Fiocruz e organizador da exposição, Luiz Antônio Teixeira, quem passar pela estação do metrô vai ter a oportunidade de conferir a estratégia utilizada pela indústria tabagista para incentivar à população ao consumo do cigarro.
Para quem mora em Campinas ainda dá tempo de conferir a mostra Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas, que fica em exibição na cidade até o dia 6 de setembro na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Campinas), de segunda à sexta-feira entre 8h e 22h. A exposição apresenta 90 peças de campanhas publicitárias veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 20 e 50 e foi trazida para o Brasil pela agência de publicidade nova/sb.
A exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo enganou as pessoas está no Brasil desde 2009, ano em que a nova/sb teve a iniciativa de trazê-la ao País. Desde então, já exibida em diversos espaços públicos e culturais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em São Paulo foi recebida na Livraria Cultura, no Catavento Cultural e Educacional, no Instituto do Câncer do Governo do Estado de São Paulo, INCOR, Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Secretaria do Estado da Saúde, no Rio de Janeiro esteve na Caixa Cultural e na Fundação Oswaldo Cruz. Já em Brasília, ficou em exibição no Congresso Nacional (leia mais aqui).
Outras campanhas
A peça acima é um banner para a internet que está sendo veiculado pela Ipanema FM em seu site. Veiculado pela primeira vez no ano passado, o banner conquistou Ouro em peças digitais no Prêmio Voto Popular da Revista About, na
Categoria Educação Pública, concorrendo com trabalhos de todo país. A criação é da agência Competence, com produção da Kintal.org.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) também aproveitou a data para divulgar a cartilha Menos cinzas, mais verde! Reduzindo bitucas, salvando vidas!, disponível para download no site. O material mostra quais os malefícios do tabaco para a saúde e o meio ambiente.