O que é a homofobia para você? A exposição “A homofobia é… 50 vozes contra a homofobia” traz artistas, figuras públicas e celebridades mostrando o quanto é absurdo o preconceito. Algumas respostas são bem humoradas, outras são mais explícitas.
Aberta ao público desde o dia 31 de março até o dia 9 de abril no saguão da Prefeitura de São Paulo, a exposição reúne uma série de 50 fotografias de diferentes celebridades compartilhando suas impressões sobre a homofobia e escolhendo diferentes formas de completar a frase “Homofobia é…” para ilustrar as suas imagens. O humorista Fábio Porchat, as atrizes Débora Secco e Cássia Kiss e o próprio prefeito de São Paulo Fernando Haddad, são algumas das figuras públicas fotografadas por André Giorgi para se posicionarem contra a homofobia. As palavras “covarde”, “estupidez” e “incompreensível” são algumas das escolhidas pelas celebridades para descreverem a homofobia.
“Eu escolhi a palavra obscurantismo porque eu considero a homofobia uma coisa meio sombria, que tem que ser afastada do nosso convívio em proveito de uma cidade mais aberta, mais generosa em que conviva a paz com a diferença. É o que todos nós queremos”, explicou o prefeito Fernando Haddad sobre a sua frase e seu retrato durante o evento de lançamento da exposição.
A exposição faz parte de uma iniciativa do site iGay – canal do portal IG voltado para o público LGBT – para comemorar os seus dois anos de existência. Para Ana Ribeiro, editora executiva do IGay, a exposição serve para desmoralizar o consenso de homofobia. “É uma campanha que começa aqui, não só com os cinquenta fotografados, mas todos os que vão vir”, completa.
A série de fotografias aproveita para convidar os usuários das redes sociais a se unirem à campanha. Basta descrever a homofobia através de uma palavra completando a frase “A homofobia é…” e compartilhar sua foto com a frase nas redes sociais com a hastahg #AHomofobiaÉ. Confira aqui a seleção de fotos no IGay, que também irá lançar uma campanha online no dia 11 de abril.
No dia 10 de abril, a exposição será transferida para o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, onde ficará até o dia 27 de abril. Veja abaixo a programação da exposição.
Prefeitura de São Paulo – Viaduto do Chá, 15 – de 30 de março a 9 de abril
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – de 10 de abril a 27 de abril
Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137 – 11 de abril, das 14 horas às 19 horas