A heroína de Porto Rico

22/03/2018

Tudo por uma boa causa. Mas não é bem mais uma Liga da Justiça.  Os super-heróis da DC se juntam com a heroína porto-riquenha para ajudar na reconstrução de Porto Rico. Revista criada pelo roteirista Edgardo Miranda-Rodríguez espera angariar fundos para instituições da ilha após os devastadores furacões que passaram pela ilha caribenha em 2017..

Organizada pelo roteirista, a antologia Ricanstruction reúne um grupo de artistas e roteiristas de quadrinhos norte-americanos e porto-riquenhos . Serão mais de cem histórias que terão como personagem principal a La Borinqueña, uma super heroína porto-riquenha criada por Rodríguez e que faz sucesso na internet com a comunidade boricua. Nas tramas, a personagem irá se juntar aos personagens clássicos da DC como Mulher Maravilha, Batman e Super-Homem para ajudar na reconstrução da ilha caribenha.

Segundo o jornal The New York Times, a editora cedeu os direitos de uso dos personagens sem custos para Rodriguez como forma de trazer visibilidade ao projeto. Com histórias criadas por veteranos da indústria como Gail Simone, Greg Pak e Reggie Hudlin até pessoas sem envolvimento com quadrinhos, como a atriz Rosario Dawson, Rodriguez pretende mostrar aspectos desconhecidos da cultura porto-riquenha ao público.

Entrevista à CNN, Edgardo Miranda-Rodriguez diz que se inspirou nas mulheres da sua vida – mãe, irmã, prima – para criar a heroína.

Com informações do Estado de S. Paulo