Desde o dia 13 de novembro, os brasileiros podem opinar sobre restrições à propaganda de guloseimas para o público infantil. A consulta pública sobre as novas regras para a publicidade de alimentos estará no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária até o dia 11 de janeiro de 2007. Se forem aprovadas, as novas regras serão fiscalizadas pela Anvisa e o descumprimento implicará em multas.
No rádio e televisão, a publicidade para doces, salgadinhos e refrigerantes ficam permitidas somente após 21h. Além disso, as empresas que comercializam esses produtos ficam proibidas de dar brindes ou prêmios.
De acordo com a Anvisa, doenças crônicas ligadas à obesidade – que vem crescendo entre as crianças -, como diabetes e infarto são responsáveis por quase 50% das mortes no Brasil.
A Anvisa cita algumas pesquisas para embasar essas afirmações. A realizada em 2003 pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB) detectou que 89,7% das peças publicitárias analisadas destinadas ao publico infantil eram de alimentos ricos em açúcar e gordura. Outra pesquisa, publicada no Pediatrics International em 2005, detectou que crianças de até sete anos acreditam em todas as mensagens transmitidas pelas propagandas de televisão e por isto estariam mais vulneráveis.
por Karla Mendes