Em sua nova campanha, a Quaker levantou um questionamento interessante: “É possível que uma mesma pessoa tenha idades diferentes?”. Bom, as aparências enganam.
A marca, que já tem 140 anos, aposta no posicionamento mais ligado ao segmento fit. E convidou os consumidores a refletirem sobre a importância de sua saúde interior mostrando a diferença entre a sua idade interior (ou idade biológica) – de acordo com qualidade da saúde e estrutura física – e sua idade cronológica – a idade contada de acordo com a data de nascimento.
O experimento, que pode ser conferido no site da campanha, envolveu 40 voluntários com idades variando entre 18 e 80 anos que indicou a identidade interior de cada um que, em muitos casos, pode ser bem diferente da idade cronológica. A criação é da AlmapBBDO.
A fórmula usada para calcular a idade biológica vem de duas metodologias cientificamente comprovadas, a MLR (Regressão Linear Múltipla), e a PCA (Análise de Componentes Principais). Todo o estudo foi coordenado pela consultoria especializada RG Nutri e supervisionado pelo Dr. Paulo Zogaib, especialista em exercício e medicina esportiva.
Para alcançar os resultados da idade interior dos 40 participantes, vários testes de laboratório foram coletados e os resultados aplicados segundo a fórmula das metodologias. Segundo o Dr. Paulo Zogaib, “Os resultados dependem de marcadores multifatoriais: a genética importa, mas vários outros fatores combinados, como a dieta e a rotina de exercícios, fazem a diferença quando se trata de estimar a idade interior”.
Além do vídeo principal, a campanha, que será estendida a toda América Latina, terá mini-documentários de um minuto cada, com detalhes da história e estilo de vida de alguns dos participantes do estudo e como essa diferença entre as idades afeta a história e as rotinas diárias de cada um deles.