O Spotify decidiu apoiar a causa do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, uma vez que a depressão e outros transtornos tem sido uma realidade cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, em especial dos jovens. A plataforma criou uma playlist inspirada na campanha#WorldSuicidePreventionDay.
As 40 músicas presentes na Playlist 188 foram selecionadas pelos curadores do Spotify e podem ajudar na luta contra depressão. Porém, não deixe de conversar. Falar é a melhor forma de lidar. Ligue 188 e converse com um dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou acesse cvv.org.br para saber mais.
Problema crescente
No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas das mortes entre jovens, de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes.
No esforço para mudar esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.
Com informações do Adnews e Agência Brasil.