Com B9 e O Globo
O filme mostra o desafio de ser pai de um jeito bem humorado. Mas 40% das reações à campanha são negativas. A reação é um tapa na cara de quem diz que não existe racismo no Brasil. De acordo com o site especializado em publicidade, o B9, quando o comercial teve família branca, apenas algo em torno de 10% desgostou.
Lançada pelo Boticário na semana passada, a campanha de Dia dos Pais, criada pela agência AlmapBBDO, valoriza a importância dos momentos entre pais e filhos e a necessidade de estar sempre presente. Mas acabou virando alvo de ataques. No Youtube, a versão de 30 segundos do filme, que mostra uma família negra em situações do cotidiano gerou mais de 16 mil “não gostei”, a opção de “descurtir” vídeos na plataforma. Os internautas criticaram a marca “pela falta de representatividade de brancos” na campanha.
Em 2016, a Boticário também fez campanha para o dia dos pais. Na ocasião, a família retratada era branca, e não houve campanha negativa por conta disso. São 9,7 mil likes contra 1,2 mil dislikes no vídeo postado no YouTube.
Confira alguns comentários feitos à campanha:
Após as críticas feitas à marca, muitos internautas defenderam O Boticário pela escolha do elenco para a campanha. A marca costuma adotar a bandeira da diversidade em suas campanhas e se envolveu em outra polêmica quando colocou casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes e abraços carinhosos no comercial de Dia dos Namorados, em 2015.
Campanha do dia dos pais da boticário em 2016
Exclusivamente com famílias brancas
Não tem ninguém reclamando da falta de diversidade. NINGUÉM. pic.twitter.com/r963CJA4Gd— Alexandre (@Iexandre) 29 de julho de 2018
Palmas para o Samuel! ???????? pic.twitter.com/GyCX1GLBUg
— Mari ??? (@MariTMelo) 29 de julho de 2018
branco reclamando da propaganda do boticário com uma família negra pic.twitter.com/rjKMsjWPaz
— dirty computer álbum do ano (@soaresnana) 30 de julho de 2018
Em nota, a empresa informou que “não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso país tão rico e especial”. A marca ressaltou ainda que a campanha “tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos.”
Nota na íntegra:
“A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas.”