Numa campanha bem diferente para um banco, o ING da Holanda mostra que o amor é bem mais valioso que o dinheiro. O experimento social reuniu pessoas que se amam mas acabaram se afastando por conta de disputas financeiras.
Inicialmente, gravaram depoimentos sobre como se desentenderam: cobrança de juros ou de um prejuízo, empréstimos não pagos ou recusa de ajuda financeira. Em seguida, assistiram o que o outro tinha a dizer. Mas a parte mais importante era o momento que tiveram de escolher entre o dinheiro e o afeto.
Cada um dos entrevistados teve de se posicionar sobre uma parede com o símbolo do cifrão ou de um coração. E quem escolhia o amor tinha uma enorme surpresa: a parede se abria para uma reconciliação. A criação é da JWT Amsterdam. A campanha foi veiculada nas redes sociais. E é interessante notar que não há nenhuma sobre o ING no filme. A marca só aparece no final, reforçando o posicionamento positivo – que é o objetivo final da estratégia criativa.
A campanha foi inspirada por pesquisas que mostram que mais da metade dos holandeses (62%) discutem regularmente sobre o dinheiro e muitas vezes acabam em conflito. No entanto, de acordo com a agência, encontrar os casais para participar não foi um processo simples. Muitas pessoas convidadas abandonaram a produção antes mesmo dela começar.