A primeira dança

26/02/2018

No mês que se celebra o amor em boa parte do mundo – por causa do Valentine’s Day – a Apple da Austrália lançou uma campanha focada na diversidade para o iPhoneX.  As peças celebram a primeira dança de casais homossexuais após legalização do casamento no país, que aconteceu em dezembro do ano passado.

A Austrália é o 27º do mundo a permitir o casamento entre LGBTs. A conquista veio acompanhado do respaldo popular (62%), que participou de uma consulta popular para mudar a legislação.

Os filmes mostram os casamentos em seus momentos mais felizes, durante a festa. O ritual da primeira dança ganha um novo significado,  de realização plena, com a companhia acolhedora da família e amigos. Como é qualquer casamento.

Foram produzidos três filmes com 15 segundos de duração, enquanto um quarto tem um minuto completo e combina vários casamentos juntos. Todos os quatro comerciais têm trilha de “Never Tear Us Apart” da INXS. Importante lembrar que todas as cenas foram feitas no iPhone X.

Ativismo LGBT

Não é a primeira vez que a Apple se posiciona publicamente sobre o tema. Tim Cook, o principal executivo da empresa, ser gay a empresa frequentemente marca presença com um grupo de funcionários nas paradas gay em San Francisco, cidade próxima à sede da companhia em Cupertino. É possível encontrar o logotipo da companhia contornado pelo arco-íris da bandeira LGBT.

Em março 2015, a empresa se juntou a outras 378 para pedir à Suprema Corte dos EUA para unificar a legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo – na época cada estado tinha suas regras. A legalização definitiva surgiu meses depois, em junho. E novamente foi comemorada publicamente pela empresa e pelo Tim Cook.  “As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que mudam”, postou no Twitter uma citação do fundador da empresa, Steve Jobs, para reafirmar seu apoio à decisão da Justiça.