Relacionamento abusivo

15/02/2018

Tudo parece um conto de fadas. Mas o rapaz atencioso na verdade não passa de um embuste. Pouco a pouco vai minando a autoestima da adolescente, afastando-a das amizades e, finalmente, revela seu lado obscuro. A animação fala de um tipo de abuso mais sutil, o psicológico. Onde o abusador envolve a vítima em uma relação cada vez mais doentia.

Ciúmes, controle, opressão. Todas os sinais estão lá. Tudo isso embalado pela música “Walkin ‘on Sunshine” de Katrina and The Waves. No final do filme, o alerta: 1 em cada 3 adolescentes revelaram em pesquisas que foram vítimas de um relacionamento abusivo. A criação é da BBDO de Nova York para a ONG Day One NY, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao combate ao abuso sexual e ao apoio às vítimas.

No filme, como na vida real, muitos adolescentes confundem o abuso com algo que faz parte do “romance”. Muitas vezes, o abusador “compensa” suas atitudes com presentes e atenção exagerada.

Em relacionamentos abusivos, há um padrão de controle e / ou comportamento violento: o abuso acontece uma e outra vez, e piora ao longo do tempo.
A campanha, criada para a internet, lembra que fevereiro é o mês de alerta sobre abuso contra adolescentes. O Disque-denúncias da cidade de Nova York recebe impressionantes 1,4 mil chamadas de adolescentes todos os meses para relatar alguma situação de abuso.

Day One

Criada em 2003, a ONG já treinou mais de 6.000 profissionais para identificar o abuso e fornecer orientação de apoio,e sem julgamento, aos adolescentes. De acordo com o site, a entidade já auxiliou mais de 75 mil jovens a identificar e manter relacionamentos saudáveis, obter proteção legal e ajudar outras pessoas a parar de sofrer abusos.