O Instagram Stories é um lugar estranho. Às vezes, perdemos horas testemunhando passivamente a sua mistura de festas e concertos muito escuros para ver, comida e comentários coloridos sobre o dia a dia alheia.
Há um elemento de “histórias” faltando no Instagram Stories. Na verdade, eles estão mais para fragmentos de vidas – o que, no final das contas, é muito parecido com as nossas e que cada vez mais parece nos querer vender algo, seja um estilo de vida, uma filosofia para pais ou apenas sapatos.
Com a ajuda do BBDO Paris, a CARE France, uma instituição de caridade , usou o Instagram Stories para compartilhar as vidas diárias das mulheres com a vida bem diferente que o cotidiano habitual dos instagrammers.
A campanha “Histórias do Outro Lado do Mundo” segue sete mulheres ao longo de sete dias. Apesar de mostrar tópicos bem conhecidos – fim do dia, esgotado, # nuncadesista, café da manhã em família, de volta à escola – o contexto das narrativas são bem diferentes.
É o caso da Minata, um vendedor de água na Costa do Marfim. A Minata trabalha ao lado de um grupo de poupança solidária apoiada pela CARE e trabalha horas extenuantes para manter seus negócios críticos abertos à sua comunidade.
A campanha tem 7 filmes (você pode conferir aqui). E eles terminam da mesma maneira – com as palavras: “Todos nós temos uma história para compartilhar. Alguns merecem ser apoiados “, seguidos por um selfie de cada mulher e um convite para se juntar à CARE para apoiar” a luta pelos direitos das mulheres em todo o mundo “.
A campanha funcionou no Instagram @care_france de 6 a 12 de novembro. Mais de 70 celebridades francesas, incluindo o ator Pierre Niney, a modelo Caroline de Maigret, os influenciadores Noholita, Sananas e EnjoyPhoenix; apresentadora Ophélie Meunier; e as ex-Miss França, Alexandra Rosenfeld e Flora Coquerel, apoiaram a campanha doando espaço em suas próprias Stories para os filmes da campanha.