Elas se acham menos aos 6

21/07/2017

Publicado pela revista Fortune

Um estudo publicado no início do ano na revista Science sugere que garotas de até 6 anos são ser levadas a acreditar que os homens são inerentemente mais inteligentes e mais talentosos do que as mulheres, tornando-as menos motivadas para realizar atividades inovadoras ou carreiras ambiciosas. Que tais estereótipos existem não é nenhuma surpresa, mas as descobertas mostram que podem afetar as crianças em uma idade muito jovem que se supunha.

“Como sociedade, associamos um alto nível de habilidade intelectual mais aos homens do que às mulheres, e nossa pesquisa sugere que esta associação é captada por crianças bem pequenas, entre 6 e 7 anos”, disse Andrei Cimpian, professor associado do departamento de Psicologia da Universidade de New York. Cimpian é co-autor do estudo, que analisou 400 crianças entre 5 e 7 anos.

Na primeira parte do estudo, meninas e meninos contaram uma história sobre uma pessoa que é “realmente, realmente inteligente” e depois tiveram de identificar essa pessoa entre as fotos de duas mulheres e dois homens. As pessoas nas fotos estavam vestidas profissionalmente, pareciam a mesma idade e pareciam igualmente felizes. Aos 5 anos, meninos e meninas tendiam a associar a imagem do brilhantismo ao seu próprio gênero, o que significa que a maioria das meninas escolheu mulheres e a maioria dos meninos escolheu homens.

Perguntando o que vem depois da Marcha das Mulheres? Perguntando-se por que o New York Times escreveu sobre os pais enquanto as mães estavam marchando?

Mas à medida que envelhecem e começaram a frequentar a escola, as crianças aparentemente começaram a endossar estereótipos de gênero. Aos 6 e 7 anos, as meninas foram “significativamente menos propensas” a escolher as mulheres. Os resultados foram semelhantes quando as crianças receberam fotos de crianças.

Curiosamente, quando solicitado a selecionar crianças que parecem ir bem na escola, ao contrário de ser inteligente, as meninas tendem a escolher meninas, o que significa que suas percepções de brilhantismo não são baseadas no desempenho acadêmico.

Na segunda parte do estudo, as crianças foram apresentadas a dois novos jogos de tabuleiro, um descrito como uma atividade “para crianças que são “realmente, realmente inteligente” e a outra “para crianças que não é realmente muito difícil”. Garotas e meninos de cinco anos tinham a mesma probabilidade de jogar o jogo para crianças inteligentes, mas aos 6 e 7 anos, os meninos ainda queriam jogar, enquanto as meninas optaram pela outra atividade.

“Não há nada sobre o jogo em si que se torna menos interessante para as meninas, mas é a descrição dele como sendo para as crianças que são realmente, realmente inteligentes”, explicou o pesquisador.

Como resultado, acreditando que não são tão talentosas quanto os meninos, as meninas tendem a se afastar de atividades que exigem mais esforço intelectual, levando a grandes diferenças nas aspirações e escolhas de carreira entre homens e mulheres. “Esses estereótipos desencorajam a busca das mulheres de muitas carreiras de prestígio. Ou seja, as mulheres estão sub-representadas em campos do conhecimento cujos membros apreciam o brilhantismo”, escreveram os autores.

Ainda não está claro de onde os estereótipos provêm. Pais, professores e colegas e os meios de comunicação são os suspeitos habituais, disse Cimpian. Mas é evidente que devem ser tomadas medidas para que esses distúrbios não prejudiquem as aspirações profissionais das meninas. “Instigar a idéia de que o sucesso em qualquer linha de trabalho não é uma habilidade inata, seja o que for, mas sim reforçar que é preciso ser apaixonado pelo que faz”, disse Cimpian, acrescentando que a exposição a modelos de mulheres bem-sucedidas também ajudam.

Empresas de brinquedos como a Mattel , fabricante da boneca Barbie, estão tentando adotar medidas para tentar reduzir os estereótipos de gênero. A campanha de “Você pode ser qualquer coisa” da Mattel diz às meninas que podem ser paleontologistas, veterinários ou professores, entre outras carreiras. A campanha também mostra a possibilidade de uma menina se imaginar como uma princesa de fada.

Rebecca S. Bigler, professora de psicologia da Universidade do Texas em Austin, descreveu o estudo de Cimpian como “um trabalho excepcionalmente agradável”. Ela sugeriu que os estereótipos se desenvolvessem no início do ensino fundamental quando os alunos são expostos a cientistas, compositores e escritores famosos, os “gênios” da história, que são esmagadoramente homens. Bigler disse que é importante combinar esse conhecimento com informações sobre discriminação de gênero.

“Precisamos explicar às crianças que as leis foram criadas especificamente para evitar que as mulheres se tornem grandes cientistas, artistas, compositores, escritores, exploradores e líderes”, acrescentou Bigler. “As crianças serão então … mais propensas a acreditar em seu próprio potencial intelectual e contribuir para a justiça social.”.