Mundos divididos

05/05/2017

Mais uma ação bacana que faz do experimento social uma boa campanha. Seis desconhecidos são convidados a participar de uma atividade que tem uma série de tarefas a cumprir. Não sabem nada um sobre o outro e têm de trabalhar juntos para chegar ao final com sucesso. A medida em que vão se ajudando a ultrapassar as etapas, descobrem as afinidades. Até que precisam se expor. Sabe o que acontece? Empatia.

O homofóbico com a transgênero, o radical de direita que não acredita no aquecimento global com o ambientalista de esquerda, a feminista com o machista mostram que quando a interação acontece no mundo real, sem a exposição imediata das opiniões nas redes sociais, o diálogo começa a fluir. É interessante a forma como Heineken conduz a ação para celebrar a conversa “de mesa de bar” como uma forma de debater as questões espinhosas, que dividem o mundo contemporâneo. A medida que as duplas vão construindo o cenário de um bar, as afinidades começam a parecer maiores que crenças individuais – até porque elas só aparecem no final, quando dividirão a cerveja. Depois que um cativa o outro, fica mais difícil manter o discurso raivoso.

O clímax acontece quando assistem num telão o que disseram sobre as suas próprias crenças. E aí vem a parte da aceitação. Eles podem escolher: sentar e discutir suas diferenças com uma cerveja ou simplesmente sair. Em um momento tenso, o sujeito homofóbico o imediatamente sai, enquanto seu companheiro lentamente começa a sentar-se. Então ele volta com um sorriso. “Eu só estou brincando,” diz e senta. Não tem slogan nem nada que quebre o clima de entendimento possível. O filme termina com uma interação amigável entre mundos que pareciam irreconciliáveis. Daí o título Worlds Apart – #OpenYourWorld” (mundos divididos – abra seu mundo). A criação é da Publicis.

Essa campanha lembra muito outra campanha que você já viu por aqui, a da Ben&Jerry’s que foi veiculada no ano passado.