A série de filmes Little Lungs in a Great Big World mostra a aventura de dois pulmões adolescentes, como se fossem gêmeos siameses, que se atrofiaram por causa do cigarro.
A animação mostra os pulmõezinhos em uma série de situações, em que sempre se dão mal por não conseguirem acompanhar os amiguinhos, pulmões adolescentes que não fumam.
Os pulmões pequenos (o melhor seria dizer atrofiados) simplesmente não conseguem respirar com facilidade. A campanha foi criada pela FCB New York para a iniciativa Real Cost, do Centro de Administração de Alimentos e Medicamentos para Produtos de Tabaco (FDA).
A ideia é mostrar para o público adolescente, em plena fase de experimentação, o risco que os produtos derivados do tabaco causam em sua saúde e os efeitos a longo prazo. Afinal, todo adolescentes quer crescer e se destacar no grupo. O que, é claro, não acontece com os pulmõezinhos. A estratégia criativa optou por imagens lúdicas e bonitas, com um toque de humor.
Lançada ontem (15/3), a campanha será veiculada nas redes sociais – YouTube, Facebook, Snapchat, Instagram. Cigarros mudam a história
O cigarro muda a história
As campanhas do Real Cost são caprichadas. O filme acima, com mais de 2 milhões de visualizações no YouTube, Straw City (Cidade de Palha), mostra o Lobo Mau das histórias em quadrinhos chegar ao paraíso: uma cidade habitada por suínos, inteiramente feita de palha. Com água na boca, ele assopra. Mas nada acontece. Ou melhor, aparece uma mensagem apontando o culpado pela falta de fôlego do vilão: cigarro na adolescência. E ele ficou infeliz para sempre, carregando seu maço, enquanto segue faminto.
O site do Real Cost traz informações, imagens, gifs, quiz e dicas voltadas para o público adolescente. Tudo em pílulas coloridas e fácil compreensão.