Os homens se queixam das ex-parceiras. “Sinto falta do seu sorriso. Sinto falta de sua amizade “, diz um.”Quando terminamos, meu mundo foi arremessado”, diz outro.”Eu não podia comer, não conseguia dormir”, confia um terceiro. Mas você não deve se comover com os desabafos. Eles parecem caras doces, honestos, carinhosos. Mas isso é apenas parte da história.
Na verdade, as ex-parceiras tiveram sorte em escapar deles. Por trás das aparências e da chantagem emocional, se escondem agressores.
“Muitas vezes nós vemos apenas a violência física como o aspecto destacado na conversa em torno do abuso doméstico”, disse à Adweek, Lance Martin, diretor criativo da agência Union, sediada em Toronto, que desenvolveu os anúncios para o Interval House, o mais antigo abrigo de abuso de mulheres no Canadá. “Queríamos ampliar o espectro e ajudar mais pessoas a reconhecer e compreender a luta que vem com o finam de relacionamentos abusivos”.
É comum que as vítimas sintam pena do parceiro e até caiam na chantagem emocional. E é isso que o comercial mostra: para os outros, eles não parecem agressivos. Eles não levantam suas vozes, xingam ou quebram as coisas.
O desfecho é sutil, mas a violência está lá, como é comum acontecer na vida real. “Eu liguei e liguei … e liguei”, diz um dos personagens sobre suas tentativas de se reconectar com uma ex-namorada, sua raiva aparece quando repetidamente bate sua palma contra um volante para enfatizar.
“Ela é minha, é minha garota … ela não vai ser de mais ninguém”, promete outro. A mensagem final reforça: “A única coisa pior do que sentir pena deles é ter que voltar para eles”. Em média, as mulheres vítimas de violência precisam uma média de cinco tentativas para conseguir deixar um parceiro abusivo.