O último chamado

20/12/2016


O jogo de realidade virtual Last Call (o último chamado) da National Highway Transportation Safety Administration (NHTSA) deixa o usuário experimentar como seria dirigir alcoolizado. Mas calma, não é assim tão óbvio. O personagem principal é o youtuber MatPat. E ele aparece em várias situações para te convencer a beber. Na verdade, tudo se passa numa noitada em um bar à sua escolha.

A ação acontece entre dardos, bebidas, curiosidades, hangouts ou flertes. No jogo, a única maneira de sobreviver é para seguir em frente ou beber. Há jogos dentro do jogo – um quiz para checar o quanto você sabe sobre as bebidas alcóolicas, os dardos, entre outros. Em cada situação, novos personagens aparecem de acordo com as decisões que você toma. E cada uma delas tem uma consequência diferente.

A ideia é fazer com que as pessoas diminuam o ritmo nas festas de final de ano, diminuindo o consumo de álcool e, principalmente, evitar a direção depois de beber. O jogo foi desenvolvido pela Tombras em parceria com Google Zoo e Monks Media. Pode ser jogado via dispositivo móvel, desktop ou usando a óculos VR acoplado ao celular.

Para eles

De acordo com a NHTSA, em dezembro de 2015, morreram diariamente 92 pessoas morreram ao dirigir embriagados. Em todo o ano passado, cerca de 10.000 pessoas morreram em acidentes relacionadas à motoristas alcoolizados. A experiência “Last Call”, foi inspirada pela pesquisa que mostrou que os jovens “millenials” do sexo masculino não são impactados pelas campanhas chocantes sobre trânsito. Este público é a  a categoria de risco mais elevado na direção sob efeito de bebidas alcóolicas.

A campanha foi lançada  no dia 13 e já tem mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Não foi divulgado ainda quantas pessoas já jogaram.