A campanha Una luz de esperanza, do Banco do Chile para o Teletón 2016, parece um filme de Natal. De uma certa forma, a transformação de doações em vagalumes que iluminam o país e pode ser vista até do espaço tem mesmo o espírito de solidariedade que marcam o período natalino. A animação é assinada pela Y&R de Santiago.
Desde 1978 o Banco de Chile é o banco oficial do Teletón, uma ONG que levanta fundos para ajudar as crianças com deficiência de todo o país. O conceito criativo reforça que o apoio é mais do que dinheiro, é uma luz de esperança.
Como surgiu o Teleton
Criado em 1966 nos Estados Unidos pelo ator Jerry Lewis, que teve um filho deficiente físico, o Teleton é realizado em mais de 20 países da Europa, América do Norte e América do Sul, anualmente. A América Latina possui uma organização dos países que realizam o Teleton, a Organização Internacional dos Teletons (Oritel). As empresas que apoiam causas sociais, como o Teleton, são preferidas por consumidores e formadores de opinião. Contribua para melhorar a vida de milhares de pessoas com deficiência física.
No Brasil, o Teleton é patrocinado pelo SBT e faz uma maratona de arrecadação para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). A associação chilena atua diretamente nos programas e apoio à pessoas com deficiências. Possuem centros de atendimento, inclusive médico, e ações de inserção no mercado de trabalho. A estratégia de envolvimento da população também é similar: celebridades ajudam a arrecadar doações.