A fabricante de móveis IKEA e a Cruz Vermelha da Noruega se juntaram para mostrar como é uma casa, nos dias atuais, em Damasco (Síria). A construção foi fiel nos mínimos detalhes: com 25 metros quadrados, poucos móveis e objetos. Em cada um deles, em vez das tradicionais etiquetas de preço, uma descrição sobre o sofrimento porque passam a população num país dominado pela guerra – incluindo a falta de alimentos, remédios e água limpa. E, é claro, informações de como fazer doações para a Cruz Vermelha. A criação é da agência POL.
A instalação foi montada no centro comercial Slependen, na Noruega, e ficou aberto para o público entre 17 e 31 de outubro. A casa síria foi vista por mais de 40.000 visitantes por semana. A campanha levantou cerca de 22 milhões de euros para as ações humanitárias da Cruz Vermelha na Síria.
“Nós já tínhamos visto um monte de imagens da Síria mas não importa o quão emocional foi, nada chegou perto da experiência de visitar as pessoas em uma zona de guerra”, explicou ao Adfreak, o diretor de arte da POL, Snorre Martinsen. “Nós percebemos que poderíamos dar noruegueses essa experiência. Colocar uma casa síria próxima a todas as casas escandinavas foi obviamente um movimento corajoso da IKEA, mas tornou mais clara a necessidade de ajuda e doações que qualquer comercial de TV.”