i saw this in a toilet and thought it was important and should be a thing everywhere not just lincolnshire !!!! pic.twitter.com/oO45I7gaJL
— IZ (@iizzzzzi) 18 de outubro de 2016
“Oi, sou a Angela. Você está num encontro que não está funcionando? Está sentindo que está numa situação de risco? Não é exatamente o que dizia no perfil do Tinder ou outro aplicativo? Está numa situação estranha? Se você for ao bar e procurar por Angela, a equipe saberá que você precisa de ajuda. E vai te arranjar um taxi ou socorrê-la discretamente – sem muito barulho.”
O cartaz afixado no banheiro de um pub no condado de Lincolnshire viralizou no Twitter e ganhou o noticiário mundial. O tweet original da usuária Isobel O’Brien teve mais de 29 mil compartilhamentos em menos de um mês. Os cartazes foram distribuidos nos clubes e bares do condado, numa parceria com a polícia local. Todos divulgavam também o disque-denúcia do serviço de atendimento à vítimas de violência sexual, Lincolnshire Rape Crisis.
A iniciativa faz parte da campanha #NoMore de prevenção à violência contra a mulher, realizada entre setembro e outubro. E deve ser repetida novamente em fevereiro para coincidir com a semana de alerta do governo britânico.
Além da estratégia nos pubs e clubes noturnos, a campanha envolveu também escolas, universidades e os serviços públicos. De acordo com o site oficial de Lincolnshire, o objetivo é promover mudanças culturais na comunidade para que as mulheres possam “viver, trabalhar e socializar sem riscos de sofrer violência ou assédio sexual”.
De acordo com o Buzzfeed, muitas mulheres cobram pelo Twitter que o governo britânico estendam a estratégia de Lincolshire para todo o Reino Unido.
Just saw this #NoMore
It’s awesome we Definitely need to get behind making something like this #CompulsoryForEveryBarInU.K. @UKSAYSNOMORE https://t.co/7b5vokQ0hI— #TheUKSaysNoMore (@Fearless_JHF) 19 de outubro de 2016