29/08/2016

Meio ambiente

Empresa cria tinta feita com gases emitidos pelo escapamento de carro.

Tinta de poluição

29/08/2016

Poluição se transformando em arte. A ideia inusitada é da fabricante de cervejas Tiger Beer, de Cingapura, que pretende transformar em tinta os gases emitidos pelos veículos em toda a Ásia. Os primeiros protótipos da Tiger Air-Ink, feitos em parceria com o Graviky Labs (MIT) – 150 litros de tinta em canetas, marcadores e latas de spray – serão entregues para artistas de rua. A criação é da agência Marcel Sydney.

As tintas são produzidas a partir de equipamentos instalados no escapamento dos carros que transforma o carbono cru e a fuligem. Estas partículas depois são submetidas à um processo de purificação para se tornar segura para o uso. A ideia da Tiger, que fabrica a Heineken na Ásia, é associar a marca à criatividade e respeito ao meio ambiente. Em seu release oficial, o diretor de marcas da empresa, Leng Wong, disse que “as ruas não são apenas um ótimo lugar para beber Tiger, são também o lugar onde a criatividade, ideias e paixão nascem.”

“Ao utilizar o nosso espírito empreendedor para adaptar a poluição na tinta, a força vital da criatividade, estamos dando às pessoas criativas as ferramentas para melhorar as suas ruas e tomar medidas contra a poluição do ar”, disse. Por enquanto, o produto não será posto à venda. 

Outras experiências

O Tiger Beer não é a primeira empresa a usar o escapamento para criar algo de interesse público. No ano passado, a BBDO Bankoc criou uma tinta feita com resíduo de tabaco nos pulmões de pacientes de câncer (confira aqui) para alertar sobre os risco do fumo para a saúde. A FCB de Lisboa fez o The Fat Stencil para mostrar a quantidade de gordura usado em fast foods.

Já em Angola, um spray feito com citronela ajuda a espantar mosquitos transmissores da Malária (a gente postou sobre isso aqui). No Brasil, recentemente, a Escola Panamericana de Artes fez outdoors usando a lama da tragédia de Mariana (MG) para denunciar o desastre ambiental (relembre o nosso post).