“No ano passado, 249 pessoas morreram nas nossas ruas. Qual um número mais aceitável de acidentes?” – o entrevistador pergunta a um morador do distrito de Victoria, Austrália. Ele responde com convicção: 70 pessoas. Só que as 70 pessoas que aparecem em seguida para ilustrar a resposta é surpreendente: são todos da família do entrevistado. Neste momento, o homem refaz a resposta. Nenhum número é aceitável.
O filme que lançou a campanha e hotsite Towards Zero do TAC Victoria (Transport Accident Commission), o departamento de trânsito local, usou propositalmente um tom bem emocional para engajar a população na proposta de zerar o números de acidentes nas vias da região. Além do TAC, outras instituições públicas como a polícia, o serviço de saúde pública e o departamento de Justiça estão juntos numa parceria contra os acidentes de trânsito. O plano de ação completo você pode conferir (em inglês) aqui.
No post Conheça Graham você conheceu as peças de mídia impressa da nova fase da campanha Towards Zeroe agora a gente traz o vídeo:
O Graham é a personificação de como precisaria ser o corpo para sobreviver às ruas de Victoria, de acordo com o TAC. O corpo foi projetado para suportar a maior parte das lesões provocadas por um acidente automobilístico.
Tradição
Desde 1989, o TAC Victoria faz campanhas para mudar o comportamento da população e diminuir o número de acidentes. As estratégias alertam jovens condutores, sobre o cansaço, drogas, segurança sob duas rodas, distrações, velocidade e dirigir alcoolizado. Muitas delas já ganharam Cannes. Confira algumas delas aqui.