22/07/2016

Racismo

Campanha denuncia violência policial contra negros.

23 jeitos de morrer

22/07/2016

Artistas e celebridades norte-americanas se engajaram na campanha contra a violência policial. A ação  promove a petição We Are Here’s que denuncia o racismo na ação da polícia.  A campanha é liderada pela cantora Alicia Keys e a Mic.com, e faz parte do We Are Here Movement. Entre os ídolos que participam do filme estão Adam Levine, Beyoncé, Bono Vox, P!nk,  Jennifer Hudson, Lenny Kravitz, Pharrell Williams, P!nk, Rihanna, entre outras.

No filme, cada um deles conta o que fazia a pessoa negra – homens e mulheres – ao ser alvejada pela polícia. “Esquecendo de sinalizar quando trocou de faixa”,  “Passeando no carro da namorada, como uma criança no banco de traz”, “Correndo para ir ao banheiro no seu próprio apartamento” – são algumas das ações relatadas. A campanha é uma reação a uma série de incidentes últimas semanas nos EUA (confira a matéria do NY).

No Brasil é pior

Há um número considerável de casos documentados de execuções e outros abusos cometidos pela polícia na cidade do Rio de Janeiro. A denúncia é da Anistia Internacional que lançou, em junho uma campanha contra a violência policial, principalmente durante os Jogos Olímpicos.

O relatório A violência não faz parte desse jogo! Risco de violações de direitos humanos nas Olimpíadas Rio 2016, da Anistia Internacional, aponta que em 2014, quando o Brasil recebeu a Copa do Mundo, 580 pessoas foram mortas por policiais no estado do Rio de Janeiro, 40% a mais que no ano anterior. Em 2015, um em cada cinco homicídios no estado foi cometido pela polícia, totalizando 645 pessoas mortas, 11% a mais do que o de 2014. Somente na cidade do Rio, foram 307 homicídios em 2015.

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP), de janeiro a maio deste ano, foram 322 homicídios decorrentes de intervenção policial no estado. Segundo os organizadores do encontro de hoje, nos Estados Unidos, 123 pessoas foram assassinadas por agentes de segurança este ano. Com informações do site Brasileiros.