13/07/2016

Mobilidade

A velocidade pode afetar todo mundo.

Efeito cascata

13/07/2016

Num feriado, uma família segue em direção ao litoral. Mas a imprudência do motorista gera um efeito cascata que afeta a vida de muitas outras pessoas, além da própria família. O filme “L’autoroute du soleil” da Sécuritè Routière (o departamento de segurança de trânsito francês) mostra as consequências de dirigir acima da velocidade.  Causa de  1/3 dos acidentes na França. O aumento de apenas 2 km na velocidade aumenta a probabilidade de uma fatalidade em 23,1%.

https://www.youtube.com/watch?v=F3os-Enx16o

https://www.youtube.com/watch?v=TVz6KsDd3FA

“A gente só se arrepende de ir muito rápido quando é muito tarde” é a mensagem do filme lançado no início das férias de verão e que faz parte da campanha de prevenção a acidentes. Os outros dois filmes “Perda de Controle” e “Onda de Choque” são igualmente impactantes  e  reforçam  as  consequências irreversíveis dos acidentes também na vida das pessoas próximas às vítimas (uma tendência em campanhas de trânsito e você viu um conceito parecido aqui). A criação é da agência La Chose.

Experiência brasileira

Na cidade de São Paulo, a redução da velocidade em vias trouxe bons resultados. Levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) indica que após quase dois meses da implantação da redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros (20 de julho a 13 de setembro), caiu o número de acidentes com vítimas nas vias e a lentidão em toda a cidade se comparado ao mesmo período do ano passado. O número de acidentes com vítimas nas marginais caiu 36% em relação ao mesmo período de 2014. O número de ocorrências passou de 220 para 140. Já o número de acidentes sem vítimas diminuiu 21%, de 532 para 414. Com informações de O Globo.