O aumento de incidentes com pessoas dirigindo sob efeito da maconha levou o Department of Transportation do Colorado (CODOT) a intensificar as propagandas de segurança no trânsito. A mais nova, “Combinações perigosas”, faz um alerta diferente sobre os perigos da condução sob a influência da maconha. A criação é da agência Amélie Company. A maconha foi liberada no estado em 2012 para fins medicinais e em 2014 para uso recreativo.
De acordo com as estatísticas oficiais de trânsito, 28% dos acidentes fatais no Colorado em 2014 foram causados por motoristas sob o efeito de drogas. Sendo que em 12% das mortes, os motoristas estavam sob o efeito da maconha. E em 3/7% o teste foi positivo para maconha e outras drogas. No Colorado, o DUI (drive under influence) pode levar à prisão por no mínimo 180 dias, mais multa e a perda da carteira de motorista por 1 ano. E a regra vale para qualquer substância que possa diminuir o controle da pessoa sobre o veículo, inclusive medicamentos.
O primeiro filme da campanha, “Can’t Skip This”, brinca com o botão “pular anúncio” para demonstrar como a maconha retarda o tempo de reação. O segundo filme, “Rollover” (veja abaixo), mostra um carro sendo enrolado e esmagado dentro de um cigarro de maconha. Em ambos, a mensagem de perigo – a maconha interfere na percepção de tempo e distância, o que pode ser muito perigoso quando se está conduzindo um veículo – e o slogan “If you’re high, don’t drive”.
A campanha tem peças de mídia impressa em inglês e espanhol. Além de spot de rádio.
Mais combinações perigosas
Em 2015, o Departamento de Trânsito do Colorado fez uma série de campanhas educativas sobre maconha e direção que viralizando: 1,2 bilhões de visualizações em apenas três semanas. A gente falou sobre ela aqui. Apesar do sucesso, boa parte dos moradores do Colorado – cerca de 21% dos que usam maconha – não sabem que, embora a maconha seja legalizada, dirigir após tê-la consumido é crime.
As autoridades estão tendo uma certa dificuldade com novos comportamentos de risco que surgiram a partir da legalização, como o hot-boxing car (dispositivos potencializam a combustão da maconha para que a fumaça seja compartilhada) em eventos. Para demonstrar a seriedade do problema para a população, o CODOT instalou máquinas de fliperamas com um “jogo” chamado End Game próximo em locais de venda de maconha. Ao clicar, o jogador recebe a mensagem reforçando que é crime dirigir após consumir a erva e permite que ele escolha entre 4 jogos clássicos, como Donkey Kong. A ação teve 200 milhões de visualizações nos primeiros 10 dias graças à repercussão alcançada na mídia. Bom, eles também usaram o seu próprio hot-boxindg car para divulgar a mensagem “se fumar maconha não dirija”.