Aids: lançada segunda etapa da campanha contra preconceito

13/08/2007

O cartaz acima, divulgado no dia 8 de agosto, marca a segunda fase da campanha A vida mais forte que a aids, do Ministério da Saúde. Nesta campanha publicitária é a primeira vez que pessoas comuns que vivem com HIV são protagonistas. Na primeira etapa, lançada em dezembro passado, foram veiculados filmes que contaram com a participação da advogada Beatriz Pacheco (que também é a protagonista do cartaz) e do escritor e ator Cazu Barroz. A estratégia, chamada de Prevenção Posithiva, envolve a prevenção, a adesão ao tratamento e a redução do estigma e do preconceito em relação às pessoas que são portadoras do vírus HIV. Serão distribuídos 50 mil cartazes para todo o país. A idéia é mostrar que, partir do tratamento, as pessoas que vivem com HIV e aids têm uma maior qualidade de vida com novas perspectivas.

Até o final do ano serão distribuídos mais 120 mil exemplares da cartilha Dicas Posithivas, direcionada para quem tem o HIV e está em tratamento. Também está prevista a publicação de um folder institucional sobre a Prevenção Posithiva, que explica conceitos e incentiva os gestores de saúde e a sociedade a adotarem essa estratégia.