08/06/2016

Violência

Um anuário para os jovens vítimas da arma de fogo.

O último livro

08/06/2016

Ao final do ano letivo, os estudantes das escolas americanas recebem e assinam o Yearbook, um livro que reúne fotos dos alunos e das turmas de toda a escola. Mas, infelizmente, milhares de jovens nos estados Unidos não tiveram a chance de receber o anuário do último ano do Ensino Médio. Isso porque eles foram vítimas da arma de fogo e nunca tiveram a chance de sequer chegar a este último ano. O problema de armas em escolas é recorrente. De acordo com o Los Angeles Times, desde o tiroteio na escola Sandy Hook, uma arma é disparada em escola quase uma vez por semana.

Isto foi o que inspirou a ONG New Yorkers Against Gun Violence a se unir com a agência sueca Volt para criar a campanha“Sign Their Yearbook” (Assine o anuário deles, em português). O anuário online reúne imagens e as histórias de crianças e jovens mortos em algum incidente envolvendo arma de fogo na escola. A campanha é colaborativa: qualquer pessoa pode assinar este anuário ao entrar no site da campanha.

Ao assinar o anuário, a pessoa não vai estar apenas prestando a sua solidariedade à essas vítimas. Torna-se parte da campanha pelo fim da violência da arma de fogo no país. Os idealizadores da campanha explicam que o livro é também uma petição para que, ao menos, sejam criadas novas regras para a compra de armas como a verificação dos antecedentes criminais dos compradores. É importante lembrar que em 38 dos 50 estados americanos é permitido comprar armas sem nenhum tipo de formalidade.

No final de junho, esta petição será impressa no formato de um anuário comum e será entregue ao Senado dos Estados Unidos. “Essencialmente, essa é uma petição tradicional, mas com um toque pessoal e emocional. Acreditamos que a relevância sentimental do uso de um anuário escolar pode ser capaz de abrir a cabeça e os corações das pessoas  para este problema“, explica Daniel Vaccino, Diretor de Criação da Volt, em entrevista ao AdWeek.