Ainda são muito embrionários os esforços da indústria de bebidas com relação à obesidade e diabetes, doenças que podem ser agravadas pelo consumo excessivo de refrigerantes. Em sua nova campanha global, a Coca-Cola inseriu a tarja “Faça exercícios regularmente” em suas peças publicitárias.
Mas, será que isso é suficiente para mobilizar as pessoas a mudarem de atitude e terem uma vida mais saudável? Essa primeira reação da companhia é importante, mas não é suficiente para mobilizar e levar as pessoas a tomarem consciência dos riscos que correm ao consumir excessivamente refrigerante. Faltam as empresas de bebidas, e isso inclui o nosso famoso Guaraná Antarctica, realizar ações na prática para combater efetivamente a obesidade, principalmente a infantil que já atinge 6 milhões de crianças no Brasil.
Por que não começar um debate com a sociedade e as autoridades no intuito de proibir a venda de refrigerantes nas escolas? Criar uma cultura de hábitos saudáveis desde a infância é muito importante para gerar adultos conscientes. O “outro lado” Coca-Cola da vida pode ficar muito mais bonito do que no cartaz acima e o Guaraná pode fazer valer o seu novo slogan “Ninguém faz Igual”, se for praticada efetivamente na vida real a comunicação de interesse público.
por Edmur Celice