“Tudo que é bom engorda“. Por mais que não seja 100% verdade e existam várias comidas saudáveis deliciosas, essa frase cabe para uma das culinárias mais saborosas – e gordurosas – do mundo: a tailandesa. Não é à toa que o sobrepeso da população é considerado um problema de saúde grave na Tailândia, o país segundo colocado no ranking de obesidade da Ásia.
Ciente que mudar a forma como a culinária popular do país costuma ser preparada – ou seja, diminuindo quantidade de óleo – é uma tarefa difícil, a Fundação Thai Health Promotion encontrou uma forma simples e inovadora. Em parceria com a BBDO Bangkok, criou o AbsorbPlate – um prato que tem a capacidade de absorver uma quantidade significativa de óleo da refeição.
Inspirado na forma como as esponjas funcionam, ele contêm mais de 500 perfurações que podem absorver cerca de 7 ml de óleo no momento em que a comida é servida. Esta quantidade equivale, em média, a 30 calorias a menos por refeição. Pode não parecer muito, mas a Fundação afirma que é um começo e um passo importante para mudar os hábitos alimentares dos tailandeses. O prato foi desenvolvido para ser facilmente lavável e reutilizável.