Anúncios de comidas pouco saudáveis podem ser banidos no Reino Unido
Texto publicado pelo Propmark em 16/5/2016
Marcas de comidas e bebidas que tenham altos níveis de gordura, sal e açúcar podem ser inteiramente proibidas de fazer anúncios para crianças no Reino Unido. A proposta está sendo considerada pelo Committee of Advertising Practice (CAP), órgão que regula as práticas da indústria publicitária.
Anúncios de comidas consideradas prejudiciais à saúde já são restringidos na TV britânica para pessoas abaixo dos 16 anos, mas a ideia da nova regra é estender a medida para todas as mídias, incluindo sites, mídia externa e cinema.
A iniciativa visa combater o aumento da obesidade infantil no Reino Unido.
Outra medida planejada é proibir a associação de personagens de desenhos animados e cinema com produtos avaliados como prejudiciais à saúde.
No Brasil
A publicidade infantil está com os dias contatos também no Brasil. Em março deste ano, a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu a publicidade dirigida às crianças. A deliberação ocorreu durante o julgamento da campanha “É Hora de Shrek”, de 2007, da empresa Pandurata, detentora da marca Bauducco. Além de condenar a marca por venda casada, os ministros consideraram que a publicidade dirigida às crianças ofende a Constituição e o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A decisão foi unânime. Leia mais aqui.