Jogo online contra o Alzheimer
Atualização 20/6/2016: Leões de prata no Cannes Lions 2016, nas categoria Health & Wellness e Pharma. O Festival de Criatividade de Cannes é o Oscar da Publicidade.
O número surpreende. Mais de 200 milhões de usuários de celular em todo o mundo passam, em média, três bilhões de horas por semana se divertindo com jogos online. A maior companhia de telecomunicação da União Europeia, a Deutsche Telekom, e a organização Alzheimer’s UK decidiram aproveitar essa audiência enorme para fazer com que o tempo gasto pelos jogadores contribua com informações para uma pesquisa.
De acordo com o The Global Impact of Dementia (2013-2050), a demência irá afetar 135 milhões de pessoas em todo o mundo até 2050. E um dos grandes desafios da maioria das pessoas com algum tipo de demência é a perda de consciência espacial. Ou seja, elas perdem a capacidade de reconhecer ambientes que elas conhecem bem. Para ajudar na detecção desses sintomas, a Deutsche Telekon e a Alzheimer´s UK desenvolveram o game Sea Heroquest, em parceria com desenvolvedores de jogos e cientistas da universidade East Anglia.
Neste jogo de aventura, o jogador é o filho de um explorador do mar a procura de pedaços do diário de bordo de seu pai. Enquanto os jogadores percorrem rotas em labirintos das ilhas e no mar são gerados “mapas de calor” que mostram aos pesquisadores como as pessoas costumam explorar os ambientes 3D. O objetivo do jogo é fornecer dados e insights sobre a nossa forma de navegação espacial e detectar quando essas habilidades começam a falhar.
Segundo os pesquisadores, este jogo é capaz de gerar dados de uma forma 150 vezes mais rápida que as experiências convencionais em laboratório. Se, por exemplo, 100.000 pessoas jogam por 2 minutos, cada pessoas pode gerar o equivalente a mais de 50 anos deste tipo de pesquisa em laboratório. Todas as informações coletados durante o jogo são disponibilizados de forma gratuita para cientistas no mundo todo especializados em investigações da doença. O Sea Heroquest está disponível para iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente a partir da App Store e Google Play.